Gastos iniciais com a compra de imóvel na planta

Olá pessoal,
Hoje vim contar pra vocês os gastos que tivemos até agora com a compra do apê.

Quando compramos, a construtora fez uma simulação de acordo com a nossa renda para ver quais eram os valores de entrada e financiamento, ou seja, esses valores que iremos colocar vão mudar de pessoa para pessoa.

Primeira parte:
1) A entrada…
Tínhamos uma quantidade relativamente boa de FGTS, o que nos ajudou muito. No nosso caso usamos todo o saldo do FGTS e teríamos que dar cerca de mais R$4.000 em dinheiro, assim já de cara! :O
Nos apertamos, raspamos a poupança e pagamos… Uffa! Mas não parava por aí, o valor da entrada foi bem alto e além do fgts e 4.000 de entrada teríamos que pagar 22 parcelas fixas e depois teríamos que pagar mais 4.000 pra quitar a entrada!

2) Documentos

Mais ou menos 1 ano depois de termos comprado, em maio de 2013 nos chamaram para assinar o contrato com a CAIXA. Aí tivemos outros gastos:

 – ITBI (O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis): Para que se possa fazer o registro de um imóvel adquirido, é obrigatório que antes se pague o ITBI. Pagamos cerca de 1500,00

– Registro de cartório: Cerca de 500,00

– Despachante: 650,00 (parcelados em 10x)

Tudo isso sendo somado com as parcelas mensais da entrada.

3) Juros de Obra

Depois de ter pago os valores acima começaram as parcelas dos juros de obra. Parcelas crescentes que são pagas até a emissão do Habite-se.

4) Financiamento

Atualmente estamos na 4ª parte que é o financiamento. Não pegamos as chaves ainda mas já estamos pagando para a CAIXA.

Por enquanto é isso… Até o próximo post!

10 comentários sobre “Gastos iniciais com a compra de imóvel na planta

  1. Ola, adorei o blog, gostaria de tirar uma duvida, a taxa da obra chegou a quanto por cento em cima da prestação do financiamento? Estou nessa fase agora e praticamente já estou pagando a prestação como taxa da obra 😞

    Curtir

  2. Oi Aline, tudo bem?
    Fiquei com uma duvida… vocês pagaram o ITBI antes do apartamento ficar pronto?? Voces pagaram para a caixa e não para a construtora durante a construção?
    Pergunto pois acabamos de comprar um imovel na planta (ficará pronto daqui 3 anos – haja coração), mas pelo que entendi no contrato só pagaremos ITBI depois que sair o Habite-se, que é quando temos que liquidar o valor com a construtora.

    Parabéns pelo blog e pelo ap.

    Abraço,

    Curtir

    • O ITBI é um imposto municipal, você paga para a prefeitura. Na época quem tinha imóvel pelo minha casa minha vida tinha um desconto bacana. Pagamos ele junto com a assinatura do contrato, mas não foi nem pra caixa e nem pra MRV, foi pra prefeitura. E antes de pegar as chaves. Quando pegamos elas, não tivemos mais nenhum custo. beijos obrigada por acompanhar o blog

      Curtir

Deixe um comentário