Confira dicas para fazer um jardim dentro do seu apartamento

horta

Ter um belo jardim não é privilégio apenas de quem mora em uma casa com um quintal amplo.

Em imóveis que não dispõem deste tipo de espaço, como apartamentos, também é possível cultivar flores, plantas e trazer um pouco da natureza para dentro do lar.

Confira algumas dicas simples e veja como é fácil montar um jardim ou até uma pequena horta no seu apartamento:

O primeiro passo é planejar onde será feito o seu “cantinho verde”. Mesmo morando um imóvel compacto, você pode transformar qualquer ambiente ou até uma parede em um belo jardim. Para isso, locais como um canto de cômodo, um móvel ou mesmo uma janela podem se transformar num espaço verde bem interessante.

Normalmente, um dos lugares mais utilizados para montar um jardim dentro do apartamento é o terraço. Transforma-lo em uma pequena varanda com plantas e flores pode ser uma alternativa para deixar seu apê com uma área ao ar livre mais aconchegante.

Muita gente escolhe essa parte da casa também por ser um ambiente aberto e com grande incidência de luz natural. Mas antes de por as mãos na terra para começar a fazer seu jardim, o primeiro passo é buscar informações sobre a estrutura do terraço, para saber até que ponto ela pode suportar o peso adicional de vasos, terra, plantas e demais elementos envolvidos no seu projeto.

Outro ponto que deve ser muito bem observado é se há um bom sistema de escoamento da água para que não surjam poças de água durante as regas e assim não ocorram infiltrações no imóvel do andar abaixo.

Depois de checado se o terraço suporta o que você pretende colocar no seu jardim, é hora de partir para a prática.

Agrupar alguns vasos, com tamanhos e formatos diferenciados, contendo espécies, cores, flores e folhas diversas, é a forma mais simples e prática para montar um jardim.

Se faltar espaço no chão, aproveitar as paredes e teto pode ser uma opção. Você pode pendurar painéis, treliças ou mesmo correntes presas ao teto.

Outra alternativa para quem quer manter plantas dentro do apartamento é o jardim vertical. Nesse caso, algo que vem sendo muito usado são os Pallets de madeira. Eles comportam pequenos vasos e cachepôs e até mesmo latas metálicas que você pode utilizar como vasinhos de planta.

Uma boa opção também são os quadros e painéis vivos, que seguem a tendência do jardim vertical e podem ser colocados em qualquer ambiente.

Tipos de plantas para criar em ambientes fechados

Existem algumas plantas que se adaptam muito bem a ambientes fechados. Em geral, essas espécies são cultivadas em vasos e devem ser mais resistentes, sem necessitar de luz e água em abundância.

Veja algumas sugestões para embelezar ainda mais o seu jardim:

  • Pau d’água

  • Zamioculca

  • Echeveria

  • Mini cacto

  • Palmeira Rafis

  • Begônia

  • Pata de Elefante

  • Lírio da Paz

  • Lança de São Jorge

  • Violetas

  • Bromélia

Com todas essas dicas, agora é só fazer um jardim bem bacana em algum canto especial do seu apê e curtir muito o contato com a natureza.

Esse post foi uma colaboração do Rogerio Fonseca da Tibério Construtoras.

Anúncios

5 comentários sobre “Confira dicas para fazer um jardim dentro do seu apartamento

  1. Sempre que leio esses posts sobre varandas de apartamentos, fico morrendo de vergonha da minha ahahaha ela não tem fechamento de vidro, venta horrores e entra muito pó todo dia; tem épocas que eu desencano e nem lembro que ela existe, deixo a porta fechada e ela vai virando uma sujeirada só 😦 fechá-la, por enquanto, ainda não está dentro dos meus planos (ou melhor, do meu orçamento), mas a gente nunca sabe o dia de amanhã, né… rs
    Bjão!
    Manu
    http://www.simplichique.com.br

    Curtir

  2. Obrigada pelas dicas! Estou há tempos querendo fazer algo assim, mas não sabia muito bem como fazer. Tudo bem que continuo achando que não consigo fazer porque não tem nenhum lugar aqui em casa que bata sol pras plantinhas pegarem um solzinho, mas é bom saber como fazer, se algum dia decidir tentar.
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s