APRENDA A MUDAR O VISUAL DO SEU SOFÁ

Ah o sofá, quem não adora tirar aquele cochilo depois do almoço ou relaxar todo esticado nele depois de um longo dia de trabalho? Com certeza esse móvel é um dos mais importantes em muitas casas, e exatamente por isso é um dos móveis que mais sofre desgaste com o tempo.

Reunimos aqui algumas dicas de como prolongar a durabilidade do seu amado sofá ou disfarçar os pequenos desgastes já aparentes. Essas alternativas são econômicas, fáceis de colocar em prática e não funcionam apenas para corrigir problemas, mas também para dar uma repaginada no visual. As sugestões também são válidas para quem tem animais de estimação ou crianças, já que evita possíveis estragos.

Capas

n

Fonte: Ikea

As capas são uma solução acessível e eficaz para quem quer preservar o sofá ou não quer comprar um novo. Além disso, elas podem ser removidas sempre que necessário, facilitando a limpeza, podem ser trocadas sempre que desejar, dão maior proteção ao sofá, evitando o acúmulo de sujeiras e manchas, são feitas sob medida, preservam o sofá e prolongam sua durabilidade.

O mais interessante é que existe uma grande variedade de modelos e estampas de capas, o que possibilita adaptá-las a qualquer estilo de decoração. Do clássico ao descolado, tem opções para todos os gostos. Se você prefere algo mais tradicional e elegante, invista nos modelos sem estampas e neutros, mas se o objetivo é organizar uma composição descontraída, não tenha medo de usar capas coloridas, com listras, formas geométricas, flores ou desenhos.

i

Fonte: Produtos Deccora

Escolha um tecido apropriado

A escolha do tecido é fundamental e depende do seu propósito. Sofás localizados em áreas externas precisam ter capas impermeáveis e resistentes, do tipo Acquablock. Quem tem animais ou crianças em casa pode usar a lona reciclada, já que é um material firme, não absorve líquidos e resiste a arranhões e brincadeiras. Agora quem não tem bichinhos de estimação ou filhos pode usar tecidos mais comuns, entre eles sarja, linho e veludo.

Mantas

Outra solução ainda mais simples que as capas são as mantas, que podem ser feitas de tricô, crochê ou linho. Dão um toque de charme e deixam o ambiente super aconchegante. Elas são fáceis de encontrar e existem até tutoriais na internet ensinando a fazer a sua em casa. Não tem mistério na hora de colocá-las em seu sofá. Sem contar que se alguma sujeirinha cair, as possibilidades de sujarem a manta e não o sofá são bem maiores, o que facilita o processo de limpeza.

As cores geralmente variam com o gosto e com a tonalidade do sofá, e também depende da decoração. Se o objetivo é manter um visual mais clean, cores neutras são a pedida, mas se o visual é mais despojado ou moderno a mistura de texturas e tonalidades está liberada. Mas cuidado, as cores precisam manter uma harmonia entre si, se não o ambiente acaba ficando pesado.

O legal das mantas é que podem ser trocadas sempre que tiver vontade, e possibilitam um visual novo quando você quiser. Uma dica legal é sempre aliar as mantas com as almofadas. Dessa forma a sala fica com um ar ainda mais aconchegante e não é preciso ir até o quarto buscar o travesseiro na hora de tirar aquele cochilo haha

o

Fonte: Mix Lar

Viu como é fácil dar uma cara nova para o seu sofá de um jeito prático e sem precisar ter que comprar outro? Basta usar a criatividade e escolher qual tecido e modelo mais combinam com o estilo do seu apartamento. (:

Esse post foi uma colaboração do Rogerio Fonseca da Tibério Construtoras.

Anúncios

3 comentários sobre “APRENDA A MUDAR O VISUAL DO SEU SOFÁ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s